HISTORIAL

O CRDA – Centro Recreativo e Desportivo Abrunhosense, é uma Associação com sede na aldeia de Abrunhosa do Mato, freguesia de Cunha Baixa, concelho de Mangualde, distrito de Viseu, e tem por objectivos principais o exercício de actividades culturais, desportivas e recreativas dos seus associados e dos demais interessados.
A elaboração deste documento de memórias, tem como objectivo compilar os momentos mais marcantes da nossa Associação ao longo dos seus mais de 40 anos de existência, dando assim a conhecer, não só aos sócios e simpatizantes, como às gerações futuras, o que aqui se fez.
E muito gostaríamos nós de saber mais sobre esse período, aliás, toda a história do CRDA carece de ser estudada e escrita com o maior rigor possível, é um trabalho que necessita de ser efectuado o mais rápido possível, enquanto alguns dos protagonistas ainda se encontram vivos e sob pena de se perder para sempre no tempo toda a sua real e verdadeira história.
Por se tratar de um documento que envolve o CRDA, quiseram os seus autores munir-se de toda a documentação necessária, literária e ilustrativa, no sentido da veracidade de todos os factos, além da memória descritiva de quem ajudou à sua fundação, pedindo desde já desculpa por acontecimentos que não estando aqui presentes também foram importantes para o historial da Associação.

1. A Fundação

O Centro Recreativo e Desportivo Abrunhosense completou no passado dia 1 de Novembro de 2010, 41 anos de existência. Efectivamente, foi nesse dia de 1969 que um grupo de notáveis abrunhosenses fundou a Associação que tem sido um farol da nossa terra ao serviço da cultura e do desporto.
Logo, terá sido no final dos anos 60, do século passado, que os abrunhosenses se começaram a reunir no “Alambique do Sr. Borges” com o objectivo de fundarem uma Associação, para proporcionar um ponto de encontro e de convívio à população, como também, para apoiar as actividades culturais e desportivas que tanto animavam a nossa aldeia.
Dessas reuniões surgiu uma Comissão Fundadora encarregada de preparar os primeiros Estatutos. Assim, «É fundada, na aldeia de Abrunhosa do Mato, freguesia de Cunha Baixa, concelho de Mangualde, por tempo ilimitado, uma Associação de recreio denominada “Centro Recreativo Abrunhosense”, que reger-se-á pelos presentes estatutos» (artº 1º).
Figura 1: Primeiros Estatutos do CRA.

Os quais «foram aprovados em Assembleia Geral de I de Novembro de 1969» (artº 35º). Na qual foram empossados os primeiros Corpos Gerentes.

Figura 2: Sócios Fundadores do CRA.

Portanto, o Centro Recreativo Abrunhosense foi constituído oficialmente no dia 1 de Novembro de 1969 e reconhecido pelo Governo Civil do Distrito de Viseu, a 20 de Fevereiro de 1970, com a ratificação do Alvará de Aprovação dos Estatutos.
Figura 3: Governo Civil do Distrito de Viseu; Alvará de Aprovação dos Estatutos do CRA – 20 de Fevereiro de 1970.

1.1. Primeira Revisão dos Estatutos

A 21 de Maio de 1980, o Centro Recreativo Abrunhosense sofre uma reestruturação através de um novo grupo de sócios. Procedeu-se à Escritura de Alteração dos Estatutos, no Cartório Notarial de Mangualde, incluindo-se no seu nome a palavra “Desportivo”, nasceu então o Centro Recreativo e Desportivo Abrunhosense (CRDA), sendo a sua publicação em Diário da República a 27 de Agosto de 1980. Esta alteração dos Estatutos era obrigatória para se poder participar, pela primeira vez, no Campeonato Distrital de Futebol da Associação de Futebol de Viseu, o que aconteceu na época desportiva de 1980/81.

Artigo Primeiro
«A associação denominar-se-á “Centro Recreativo e Desportivo Abrunhosense” e tem por fim a promoção cultural, desportiva e recreativa dos seus associados, assim como dos demais interessados, …» (Estatutos CRDA).

Os Outorgantes:
Primeiro – Cândido Fernandes
Segundo – Manuel Martins Ribeiro Coelho
Terceiro – Manuel Ribeiro Abrantes
Quarto – José Maria Marques

1.2. Segunda Revisão dos Estatutos

A 2 de Agosto de 1995, processa-se à segunda Escritura de Alteração dos Estatutos, lavrada no 2º Cartório Notarial de Viseu, em que o “Centro Recreativo e Desportivo Abrunhosense, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social”, a sua Publicação em Diário da República foi a 9 de Janeiro de 1997.

CENTRO RECREATIVO E DESPORTIVO ABRUNHOSENSE
“Certifico que, por escritura de 2 de Agosto de 1995, lavrada no 2º Cartório Notarial de Viseu, (…), se encontra exarada uma escritura de alteração de estatutos de associação do Centro Recreativo e Desportivo Abrunhosense, instituição particular de solidariedade social, com sede no lugar de Abrunhosa do Mato, (…), que tem por objectivos o exercício de actividades de acção social e a promoção cultural, desportiva e recreativa dos seus associados, (…). (Diário da República – III Série, nº 7 de 9-1-1997).

Os Outorgantes
António Fernando Cruz Ribeiro
Rui Manuel Cabral Rodrigues
Albino Ribeiro Martins
José Rodrigues Pais
Vanda Cristina Marques Ribeiro Lopes
João Fernando de Albuquerque Lopes

           Esperamos que esta exposição tenha sido importante para um melhor conhecimento da história do CRDA junto dos abrunhosenses.

Sem comentários:

Enviar um comentário